Mulheres pagam menos pelo seguro automotivo?

É provável que a mulher pague um valor menor pelo seguro automotivo? Essa é uma das dúvidas mais questionadas na hora de adquirir o serviço. As empresas de seguro automotivo acreditam que o público feminino possui um risco menor por prestarem mais atenção no trânsito e serem mais cautelosas. Ou seja, o índice de mulheres envolvidas nos acidentes de trânsito é muito menor que o masculino, isso se torna benéfico para empresas de seguro automotivo.

seguro para mulheres

Como funciona o seguro automotivo para mulheres

As seguradoras que prestam o serviço de seguro automotivo fazem uma espécie de cálculo de risco, levando em consideração questões que envolvem a experiência do motorista, o local em que reside e trabalha, se o veículo permanece à noite na rua ou em garagem fechada, por exemplo. Além do gênero que no caso, o feminino é bem avaliado na hora de determinar o valor a ser pago pelo serviço oferecido.

Antigamente o resultado do cálculo tinha uma porcentagem alta em relação ao seguro automotivo para mulheres, comparando com o sexo masculino, mas a situação tem sido revertida ultimamente. Confira a seguir.

Critérios avaliados seguro automotivo:

Por mais que o preço do seguro automotivo para mulheres seja menor, os valores cobrados de ambos os sexos se equiparam a cada dia, pois as mulheres estudam mais a noite, frequentam baladas diversas vezes no mês e compram mais carros, o que faz com que corram riscos semelhantes aos dos homens.

Os valores do seguro automotivo dependem não só do gênero, mas também de alguns critérios, por exemplo, se ambos residirem no mesmo local, deixar o veículo em garagem fechada e usar o veículo apenas para trabalho e estudo. Nestes casos, podemos perceber que a variação do valor será pequena, pois em alguns casos, homens jovens podem pagar um pouco menos que as mulheres.

Outros critérios que podem ser analisados nos valores de seguro automotivo são as faixas etárias, pois o seguro confia em uma faixa mais experiente. Caso avalie mulheres e homens nas faixas de 30 anos a diferença no valor está entre um pouco mais de 10%; para solteiros de ambos os sexos na faixa dos 60 anos de idade, o preço do seguro automotivo é igualitário e tem uma variação de 4 no máximo 5%.

Por mais que os valores sejam pequenos nas demais idades, as seguradoras responsáveis pelo seguro automotivo costumam confiar em clientes com um perfil de maior experiência.

Na hora da contratação do seguro automotivo, as seguradoras avaliam que é de grande benefício depositar a confiança no sexo feminino, mesmo com as mudanças no estilo de vida, pois as mulheres possuem maior senso de responsabilidade no trânsito. Mesmo que o gênero feminino se envolva em acidentes, normalmente, os danos sofridos são menores do que em acidentes envolvendo o sexo masculino.

Inclusive algumas empresas oferecem benefícios no seguro automotivo para mulheres, como assistência 24 horas. Porém, como mencionado anteriormente, por mais que o gênero feminino tenha um peso considerável para definição dos valores do seguro automotivo, outros critérios analisados pela empresa podem alterar esse valor e acabar igualando ao que é oferecido a clientes masculinos.