10 Razões Do Por Que Você Não Esta Ganhando Dinheiro Com Seu Blog

Todos os dias novos Blogs surgem, e já existem milhões por aí… Mas, uma minoria consegue realmente ganhar dinheiro com Blogs. Sabe por quê? Porque cometem basicamente os mesmos erros, e estes erros são fatais. Impedem qualquer oportunidade de tornar o Blog rentável.

Pensando nisso, resolvi escrever este artigo para te mostrar quais erros são esses. E claro! Para que você não venha cometer tais erros e tenha o tão sonhado Blog rentável. Alguns erros são básicos, mas fazem muita diferença. Fique comigo até o final deste artigo e ajuste sua estratégia para o seu Blog. Boa leitura!

10 Razões Do Por Que Você Não Esta Ganhando Dinheiro Com Seu Blog

#01 Foco na audiência e você ganhando dinheiro com seu blog

Conhecer sua audiência é questão de sobrevivência. Aprenda desde já, você não escreve sobre o que você quer… Você escreve sobre o que a audiência quer! Você atua dentro de um nicho de mercado, e dentro deste nicho você vai descobrir exatamente o que sua audiência quer saber e dará a eles as respostas.

Sua audiência não se importa com você, o que eles querem é resolver os problemas deles. E quando eles encontram um Blog que realmente os tenham ajudado, eles compartilham o conteúdo com seus amigos. E aí o sucesso começa!

#02 Conhecer a audiência nos “mínimos detalhes” e você ganhando dinheiro com seu blog

Complementando o tópico #01, neste tópico quero mostrar como conhecer a audiência em detalhes. Além das já consagradas e muito faladas ferramentas do Google: Planejador de Palavras-Chave e Google Trend, eu vou deixar duas dicas para você conhecer o que sua audiência procura:

Analise a concorrência: Uma forma excelente de saber o que sua audiência quer saber, conhecer suas dúvidas e problemas é visitar os concorrentes… Visite os Blogs do seu nicho que já são mais famosos, analise os comentários, procure enxergar padrões nas dúvidas, faça o mesmo nos Canais no YouTube, alguns canais são tão famosos que as pessoas não são respondidas. Estude e seja a resposta que elas querem.

Através da sua lista de e-mail: Assim que alguém se inscrever em sua lista de e-mail, programe o primeiro e-mail para perguntar qual a “maior dificuldade” da pessoa. Desenvolva uma pergunta inicial conforme seu nicho. O importante aqui é descobrir a principal “dor” da sua audiência. Conhecendo isso, fica muito mais fácil produzir conteúdo e o mais importante, vender.

#03 Ajustar o Tráfego e você ganhando dinheiro com seu blog

Agora que você já conhece sua audiência… O que mais precisa ser feito? Com certeza é ser visto, a audiência do seu nicho precisa conhecer você.

Conhecer e usar as técnicas de SEO (otimizar o Blog para os mecanismos de busca) já virou básico nas estratégias para ter um Blog de sucesso. Usar o tráfego pago também é importante. Mas, quero te mostrar duas estratégias que são excelentes para gerar mais tráfego.

Post do tipo “coletânea”

Você pode fazer uma coletânea a partir de blogueiros famosos. Vamos a um exemplo para ficar mais fácil o entendimento. Selecione blogueiros famosos do seu nicho e envie para eles um e-mail perguntando alguma coisa relevante para sua audiência, reúna a opinião deles em um post e cite o blogueiro e o respectivo blog.

Escrever guest posts

Escrever guest posts para outros blogs é uma excelente forma de tornar seu blog conhecido. Guest post é o nome dado quando um convidado escreve um post em um blog. Você pode buscar formas de desenvolver relacionamento com blogueiros que tem uma audiência relevante no seu nicho e escrever artigos Tops para eles. Ele ganha (ganhou um artigo sem precisar fazer nada) e você ganha (uma nova audiência passa a te conhecer).

#04 Construir um processo efetivo de vendas e você ganhando dinheiro com seu blog

Muitos blogueiros simplesmente não desenvolvem seu processo de vendas. É preciso conhecer cada etapa do processo das vendas através do Blog.

Visitante: Todos que chegam ao seu Blog

Leads: Os que se inscrevem nas suas listas

Prospects: Os inscritos mais engajados

Compradores: Seus verdadeiros clientes

Todo o processo de vendas se dá nesse funil, e o seu precisa estar bem estruturado, lembrando que quanto mais visitantes, mais leads, mais prospects e mais vendas!

10 Razões Do Por Que Você Não Esta Ganhando Dinheiro Com Seu Blog

#05 Trabalhar na criação da lista e você ganhando dinheiro com seu blog

Mesmo que você ainda não tenha uma lista de e-mail grande, é totalmente possível realizar vendas. Você pode criar uma isca digital especifica para atrair pessoas para um produto da seguinte forma:

Escolha o produto que você quer vender;

Desenvolva uma isca digital totalmente relacionada com o produto;

Crie um funil de vendas através de uma sequência de e-mails;

Use o Facebook Ads e atraia leads com a isca;

Caso a venda não aconteça no primeiro funil de vendas, agora você tem o contato do lead para ser trabalhado.

#06 Crie relacionamento com outros Blogueiros e você ganhando dinheiro com seu blog

Invista um pouco do seu tempo em criar relacionamento com outros blogueiros. No início será um pouco difícil de aproximar-se de blogueiros muito famosos, então comece por blogueiros um pouco mais avançados que você, faça algumas parcerias de divulgação, guest posts, divulgue alguns links dele, faça comentários nos posts… faça uso da reciprocidade.

Comece você fazendo e o retorno virá com certeza.

#07 O nível do conteúdo que você oferta e você ganhando dinheiro com seu blog

O sucesso do blog está totalmente relacionado com o marketing de conteúdo.

O blog não deve ser feito pensando somente em ter certa quantidade de artigos para atrair os leitores. Muitas pessoas, e é até indicado, terceirizam a produção de conteúdo para os seus blogs, porém tem que escolher com muito cuidado e bom senso.

Aquela velha máxima o barato pode sair caro.

Grave isso: o conteúdo oferecido é a vida do seu blog, se não for bom, seu blog está morto.

#08 Tenha um cronograma de atividades e você ganhando dinheiro com seu blog

É muito comum que blogueiros não tenham um cronograma de atividades diárias, um dia trabalham por 10 horas, no outro 6 horas, no outro dia não trabalham… E assim vão. E isso é extremamente prejudicial para que as vendas ocorram com constância.

Desenvolva seu calendário, determine quais dias você fará cada atividade. Mesmo você não tendo um chefe para te cobrar dos horários, seja seu próprio chefe, pense no seu Blog como se fosse sua empresa.

Dica: Mesmo que você tenha um trabalho tradicional, organize o tempo que será dedicado ao Blog.

Dica 2: Muito importante ter o cronograma de postagens do Blog, quais dias são postados os novos conteúdos.

#09 Design do Blog e você ganhando dinheiro com seu blog

O design do Blog é algo que não deve ser deixado em segundo plano. O design está totalmente relacionado com a experiência do visitante no seu Blog, e isso parte desde o tema que você usa até a organização dos elementos. Algumas dicas:

Use o padrão sidebar + artigos: Escolha um tema que tenha este padrão, existem uma infinidade de bons temas, o que eu indico é o tema Épico, a configuração é extremamente fácil e as opções do tema são realmente excelentes;

Escolha um esquema de cores ideal: Construa o Blog com um esquema de cores padrão, nada muito exuberante… rsrsrsr indico visitar o site: www.colourlovers.com muito bom para escolher cores que se encaixam.

Use um Plug-in tipo Pop up: Indico você pesquisar sobre o Plug-in Optin Monster, ele permite a criação de várias formas para captar leads pelo Blog e possui um excelente Design, assim você capta leads e mantém a boa aparência do blog.

Alguns dos problemas mais comuns de Design no Blog

Não formatar o conteúdo de forma otimizada para leitura;

Não fazer o uso de imagens corretas nas postagens;

Navegação confusa;

Logo não profissional;

Usar plug-ins desnecessários;

Barra lateral e rodapé lotados de informações;

Muitos Pop-ups;

10 Razões Do Por Que Você Não Esta Ganhando Dinheiro Com Seu Blog

#10 Desenvolva títulos atrativos e você ganhando dinheiro com seu blog

Você sabia que a principal razão de alguém clicar em um post para ler está no título? Isso mesmo. O título decide o sucesso dos seus artigos. Veja alguns exemplos de títulos ruins e bons:

Ruim:

Como criar um Blog

Bom:

Como criar um Blog: Guia passo a passo absolutamente completo

Ruim:

Como perde barriga

Bom:

5 passos simples para derreter a gordura da barriga.

Ruim:

Os melhores plug-ins para blogs

Bom:

Os 5 Tops plug-ins para blogs que você não pode deixar de conhecer

E por aí vai… Busque sempre desenvolver o título de uma forma única, que gere impacto a primeira vista, que gere desejo de saber mais. Faça isso, e você vai ver como seus artigos farão muito mais sucesso.

Conclusão Sobre Ganhando Dinheiro Com Seu Blog

Esforce-se em construir seu Blog com essas dicas. As 10 dicas foram desenvolvidas a partir de erros que são cometidos por muitos blogueiros. Após ler este artigo você tem dois caminhos a ser seguidos:

Somente ler e não colocar em prática: Isso acontece com a maioria das pessoas, existe tanto conteúdo disponível que as pessoas querem mais e mais, só ficam “consumindo” conhecimento e não colocam nada em prática. Leem este artigo, e não param para testar as dicas.

Ler o artigo e coloca em prática: Como somente uma minoria tem sucesso na maioria das áreas, o mesmo acontece aqui. Somente poucos leem o artigo e o colocam em prática e são esses que de fato alcançam o sucesso.

Quero que você faça parte do segundo grupo, fico aguardando seus comentários das suas experiências com essas dicas.

Sucesso pra você.