As melhores estratégias de Marketing Digital para imobiliárias

O Marketing Digital tem sido uma estratégia fundamental para diversos segmentos, inclusive no ramo das imobiliárias, que encontram meios de difundir os seus serviços e alcançar melhores resultados. 

Se antes as empresas consideravam atuar apenas com o marketing convencional, hoje a internet facilita grande parte dos processos de divulgação de um estabelecimento, permitindo que ele atinja pessoas nos mais diversos locais do país. 

Dessa forma, é importante perceber que o mundo virtual contribui para que uma imobiliária possa prestar os seus serviços de modo muito mais amplo, oferecendo opções para clientes, mesmo que eles estejam distantes. 

Um exemplo disso é quando uma pessoa vai mudar de cidade ou estado. 

Certamente, ela vai recorrer à internet para encontrar uma nova moradia, e as imobiliárias que já possuem um site e investem na presença online, sairão na frente das suas concorrentes. 

Não à toa, uma empresa de licenciamento ambiental cetesb já sabe que ela conseguirá impactar cada vez mais clientes se ela garantir que o seu negócio seja visto no mundo virtual, tanto pelo seu site e redes sociais, quanto em um blog ou em anúncios. 

Essa forma de promoção na internet é um dos meios mais eficazes para que um estabelecimento garanta mais resultados, de maneira simples e interessante. 

Se você tem uma imobiliária e quer conhecer as melhores estratégia de marketing digital para obter maior sucesso na internet, siga na leitura deste artigo e saiba quais são as ferramentas mais eficientes do momento. 

A importância do marketing digital

Quando você navega na internet para pesquisar por um produto como um ar condicionado com placa solar, você é impactado por uma série de anúncios, além de encontrar uma lista de sites dentro dos buscadores, que indicam quais lojas vendem esse item. 

Tudo isso é possível graças ao marketing digital, que ajuda uma empresa a utilizar estratégias que a tornam visível para os seus clientes, permitindo que eles adquiram produtos e serviços de modo confortável. 

Para uma imobiliária, isso também é possível. Como é sabido, o segmento atua com a compra e venda de imóveis, assim como locações. 

Se antes isso não era visto na internet, hoje é cada vez mais comum encontrar anúncios de casas e apartamentos disponíveis.

O marketing digital pode ser de grande importância para as mais diversas ações de uma empresa, tais como:

  • O fortalecimento da sua marca;
  • A divulgação dos seus serviços;
  • A visibilidade do negócio;
  • O alcance dos clientes;
  • Entre outras.

Por isso, mais do que uma maneira de fazer anúncios, o marketing digital é uma possibilidade bastante interessante para quem quer tornar a sua marca fortalecida no mercado, aumentar a visibilidade do seu negócio e alcançar compradores. 

Um estabelecimento especializado em elevador plataforma, por exemplo, deve investir nas ferramentas que auxiliam os potenciais clientes a encontrarem o seu negócio na internet, para que eles possam contratar os seus serviços mais facilmente. 

Sendo assim, se você ainda não utiliza o marketing digital para promover a sua imobiliária, é fundamental conhecer as principais estratégias do segmento para alcançar os objetivos em termos de venda e locação de imóveis. 

As principais estratégias do marketing digital para imobiliárias

Depois de entender um pouco mais sobre a importância do marketing digital e como ele pode ser utilizado para diversas ações de uma empresa, é indispensável saber como trabalhá-lo adequadamente de acordo com o planejamento da sua imobiliária. 

Há uma série de elementos que devem ser aplicados no seu negócio, que são essenciais para que o retorno do investimento em marketing seja rápido e eficaz. 

Dessa forma, é possível crescer e conquistar um espaço de destaque no mercado. 

1 – Investir na experiência do usuário dentro do seu site

Ter um site para a sua imobiliária é mais do que obrigatório. Afinal, esse é o meio mais simples e prático de garantir que os seus potenciais clientes encontrem o seu estabelecimento. 

Mas isso não é tudo. É preciso que a experiência do usuário (também conhecida como User Experience, ou UX) seja priorizada, de maneira que ele consiga navegar e utilizar a sua plataforma sem nenhum dificuldade. 

Esse elemento é de suma importância para quem quer garantir melhores resultados para o seu negócio. 

Isso porque a página da sua imobiliária é o caminho que os seus clientes percorrerão para conhecer o seu portfólio e encontrar aquilo que estão buscando. 

Para isso, é necessário investir em bons títulos, em fotos de qualidade e na descrição detalhada do imóvel, além de optar por um bom layout e por cores que representem a sua marca. 

Você também pode destacar os seus canais de atendimento, facilitando o contato. 

Da mesma maneira, um estabelecimento especializado em piso para cozinha industrial deve ter um site que prioriza a UX, sendo um elemento que destaca a sua página das concorrentes. 

2 – Garanta uma página responsiva

Ter um site bem elaborado é o primeiro passo para o sucesso no marketing digital. 

Mas você também deve levar em consideração que grande parte das pessoas hoje acessa a internet por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

Por isso, garanta que o seu site possua o formato responsivo, que se adapta a qualquer tamanho de tela, tornando conteúdo do seu site ajustável para que o cliente visualize-o por completo, independentemente do terminal que ele esteja utilizando. 

Isso é importante para uma imobiliária, do mesmo modo que é essencial para um serviço de reforma predial, que receberá uma quantidade de visitantes maior, ao levar tal característica em consideração. 

3 – Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são importantes ferramentas do marketing digital, e podem trazer benefícios de grande relevância para uma imobiliária que cria a sua página e se preocupa em mantê-la atualizada.

As redes sociais possuem um grande número de usuários, como o Facebook, que ultrapassa os 2 bilhões, segundo informações da própria plataforma. 

Isso quer dizer que elas precisam ser incluídas dentro do marketing digital da sua imobiliária.

Afinal, levando em conta números tão expressivos como esse, é possível dizer que uma boa parte dos seus potenciais clientes está navegando nas redes sociais, e que, por isso, você deve se empenhar e marcar presença nestas plataformas. 

Além disso, as redes estão empenhadas em oferecer soluções para a divulgação de um estabelecimento, e oferecem ferramentas que podem ser utilizadas para garantir mais visibilidade para a sua imobiliária. 

Sendo assim, uma fábrica de ferro industrial a vapor que queira alcançar mais clientes, deve criar o seu perfil nessas plataformas e apostar em campanhas publicitárias para ganhar mais visibilidade nas mídias sociais, conquistando também novos seguidores. 

4 – Tenha um blog

Você já criou o blog da sua imobiliária? Se ainda não o fez, é importante começar o quanto antes. 

Isso porque um dos elementos mais importantes e eficazes do marketing digital é a produção de bons conteúdos, que possibilitem aos seus clientes encontrarem de forma mais rápida a sua empresa na internet. 

Para entender por que ter um blog é fundamental, é só pensar em como um usuário faz para encontrar por um produto ou serviço na internet: por meio de pesquisas em buscadores, com o uso de palavras-chave. 

Sendo assim, uma empresa especializada em sensores, que elabora um artigo ou vídeo falando sobre a usabilidade dos seus artigos ou ensinando como fazer uma manutenção simples, consegue ser vista mais facilmente pelo seu público.

Afinal, quando o cliente vai buscar por um sensor nox no Google, o buscador prioriza as páginas que podem apresentar conteúdo relevantes para o usuário, ou seja, que vão enriquecer a sua experiência e fazer com que ele consiga obter o que estava procurando. 

Para uma imobiliária, isso não é diferente. 

Por isso, você deve criar um blog e mantê-lo sempre atualizado, com dicas sobre conservação de imóveis, manutenções simples, decoração de ambientes, etc.

5 – Faça anúncios 

O marketing digital possui várias frentes de atuação, de modo que não há desculpas para não alcançar bons resultados na internet. 

Além de ter um site bem elaborado e que seja responsivo, marcar presença nas redes sociais e criar o seu blog, você também deve considerar fazer anúncios para promover os seus imóveis. 

Certamente, ao navegar nas redes sociais ou mesmo fazer uma pesquisa nos principais buscadores, você já foi impactado com o anúncio de um produto como uma fita led azul, realizado por uma empresa desse segmento. 

Para a sua imobiliária, é possível desenvolver anúncios que promovam um determinado apartamento, ou para garantir que a página do estabelecimento ganhe mais visitas, de acordo com o seu planejamento de marketing. 

Essa ferramenta de publicidade pode ser utilizada em várias plataformas da internet, tanto no Google, como nas principais redes sociais.

Ao utilizar as estratégias de marketing mencionadas neste artigo, você conseguirá conquistar melhores resultados para a imobiliária, aumentando o número de vendas e de locações do seu estabelecimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.