Como fazer para aumentar a sua extensão vocal

Hoje vamos falar de um tema muito interessante para quem deseja aprimorar sua técnica vocal e cantar bem.

Se você não está familiarizado com as técnicas vocais, vai aprender que este tema é de muita importância para cantores quem deseja se tornar um.

extensao vocal

Para se tornar um bom canto você vai precisar aprender muitas técnicas e desenvolver algumas habilidades e uma das mais importantes é a capacidade de interpretar notas em diferentes regiões do seu timbre vocal, sendo capaz de emitir notas graves e notas agudas.

Antes de iniciar a falar sobre a técnica especificamente, vamos entender o que é exatamente a extensão vocal. É muito comum ver pessoas confundindo a extensão com a tessitura vocal e aqui você vai entender a diferença entre essas duas coisas.

O que é extensão e o que é tessitura vocal.

Não é difícil entender a diferença desses dois conceitos, mas você não saberia sem alguém te explicando e é o que vamos fazer exatamente agora.

De forma bem simplificada podemos dizer que a tessitura faz parte da extensão vocal. Vamos entender como isso funciona na prática.

Vamos começar pela extensão vocal que é o conceito mais amplo e em seguida explicamos o que é a tessitura vocal, você verá como é simples entender esses dois conceitos.

O que é a extensão vocal

 

A extensão vocal são todas as notas que temos capacidade de produzir ao cantar, da nota mais baixa à mais alta.

Não necessariamente essas notas terão qualidade sonora ou afinação correta.

Para dar um exemplo disso, imagine aquele programa de TV que você assistiu uma cantora que era capaz de quebrar uma taça de cristal ao produzir uma nota próximo à taça…

Se você tentar fazer a mesma experiência em casa, é provável que você não tenha tanta afinação quanto à cantora da TV. Mas essa nota que você produz está dentro de sua extensão vocal.

Ou seja, qualquer nota que você consegue produzir com qualidade ou não está dentro da extensão vocal.

O que é tessitura vocal

A Tessitura já define o intervalo de notas que você usa para cantar. São as notas que você pode emitir com qualidade e afinação, sem forçar.

Então, você já deve estar pensando que não deve mais aumentar a sua extensão vocal e sim a sua tessitura vocal, não está?

Sim, essa é a forma mais fácil de ampliar o seu leque de possibilidades. Mas com treino é possível fazer as duas coisas, tanto aumentar a quantidade de notas que você pode produzir na sua extensão vocal, como também aumentar a quantidade de notas que você emite com qualidade dentro de sua tessitura.

Como aumentar a extensão de voz

Acredito que este foi o momento mais esperado. Então vamos lá entender o que é necessário para aumentar a sua extensão vocal e principalmente sua tessitura vocal e ser capaz de cantar como o seu cantor favorito.

De qualquer forma já adianto algo muito importante, não existe uma maneira secreta ultramoderna de fazer isso.

A única maneira de aumentar a extensão vocal é fazendo exercícios vocais diariamente e mais importante, com acompanhamento do seu professor de canto ou coach vocal, tanto faz se presencial ou online.

É como tentar ficar musculoso se ir à academia e fazer os exercícios corretos. A única forma é se matricular na academia ou começar a trabalhar como servente de pedreiro hehe.

Portanto, não se deixe enganar pela promessa de desenvolvimento rápido e fácil.

Tudo é gradual e depende de treinamento correto para alcançar os objetivos desejados.

O segredo é praticar, isso é tudo.

Você gostou do artigo? Você tem alguma pergunta ou sugestão? Deixe seu comentário na caixa abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.