Guia completo de como fazer ovo de colher caseiro

O ano mal começou, mas você já está pensando em como lucrar na Páscoa? Então saiba que uma boa ideia é fazer ovo de colher caseiro para vender. Apesar de ser um pouquinho complicado no começo, fazer ovos de Páscoa não é nenhum mistério.

Você só precisa conhecer as dicas certas e ter alguns cuidados. Afinal, com os ovos tradicionais ficando cada vez mais caros, as pessoas estão mesmo buscando outra solução para não deixar de presentear seus amigos. E o ovo de colher é uma excelente sugestão.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para você com o passo a passo de como fazer ovo de colher caseiro. Acredite: não é nenhum bicho de sete cabeças. Confira nosso tutorial e boa leitura!

Passo a passo de como fazer ovo de colher caseiro

Como fazer ovo de colher caseiro?

Você pode utilizar uma barra de um quilo de chocolate meio amargo, ao leite ou branco. Isso fica a seu critério. Apenas lembre-se de escolher um chocolate de boa qualidade. Cada quilo de chocolate deve render cerca de 4 ovos de 250g.

Você pode usar uma forma com quatro cavidades de ovos ou, se preferir, quatro formas de plástico de 250g para ovos de Páscoa. Escolha o que for melhor para você e que atenda suas necessidades. Não esqueça da embalagem para Ovo de Colher, para coloca-lós após a produção.


Como começar o ovo de colher caseiro?

O primeiro passo é picar todo o chocolate, em quadrados grandes para poder derreter. Não precisa raspar o chocolate ou cortar em pedaços muito pequenos. Depois de picado, você deve derreter o chocolate.

Para cada um quilo de chocolate, você leva ao micro-ondas durante três minutos em potência alta. Depois que você retirar do micro-ondas, você vai perceber que metade saiu derretido e a outra metade em pedaços. Não se preocupe.

Como as paredes do recipiente estarão quentes, haverá calor suficiente para derreter o restante do chocolate. Basta que você mexa até que todo o chocolate fique derretido.

Se depois que você mexer, ainda ficar pedacinhos, volte para o micro-ondas por 30 segundos. Repita o processo até todo o chocolate estar completamente derretido. Depois disso, você deve temperá-lo, dando um choque-térmico.


Como temperar o chocolate do ovo de colher?

Temperar bem o chocolate fará com que a moldagem seja mais fácil e permite que o chocolate derretido endureça sem manchas. Com a técnica do freezer, você faz esse processo rapidamente.

Primeiro, você vai bater o recipiente onde o chocolate está em uma superfície plana para que todo o ar saia. Assim, o seu ovo de colher não ficará com furos. Coloque a forma na vertical e espalhe o chocolate, girando a forma de um lado para o outro para que ele se espalhe totalmente.

Leve o chocolate para o congelador ou freezer e deixe por cinco minutos ou até que ele endureça totalmente. Quando ele endurecer, você vai perceber que as laterais ficaram mais finas.

Usando as costas de uma colher, você vai preencher essas laterais com chocolate derretido. Tire o excesso e leve novamente para gelar.

Como rechear o ovo de colher caseiro?

Agora é hora de usar a imaginação e rechear o seu ovo de colher. Deixe-o bem recheado, colocando uma camada generosa no centro e deixando um pouco menos nos lados. O sabor você escolhe.

Os mais tradicionais são de brigadeiro, paçoca, prestígio, churros, nutella e beijinho. Mas você pode rechear o seu ovo do que você quiser, de acordo com sua preferência. Abaixo você confere uma receita para fazer o recheio do seu ovo de colher de brigadeiro.

Modo de fazer o recheio de brigadeiro do ovo de colher

Misture o leite condensado, a manteiga, o creme de leite e o chocolate em pó em uma panela. Leve ao fogo e mexa bem até começar a ferver.

Apague o fogo e deixe esfriando. Despeje o recheio nas duas metades da forma do ovo de colher já desenformado. Cubra o recheio com granulado ou com Ovomaltine antes de fechar o ovo. E pronto!

 

Viu só como é simples fazer ovo de colher? Use sua imaginação para rechear os seus ovos e aproveite a Páscoa para ganhar um dinheirinho extra. Até mais!