O que é Link Building e as melhores estratégias

Você conhece o Link Building e sabe como ele pode ser utilizado para promover o seu site na internet de modo mais eficaz e duradouro?

O Link Building faz parte das estratégias de SEO (Search Engine Optimization, as técnicas de otimização para mecanismos de busca) e pode ser de grande importância para que uma página seja melhor avaliada pelos buscadores.

No marketing digital, é indispensável que um site possua uma série de lincagens, que sirvam como subsídio para que o Google consiga mensurar a autoridade da página dentro do seu nicho de atuação.

Isso quer dizer que o endereço web de confecção para panfleto pizzaria precisa utilizar o Link Building para ser bem ranqueado nos buscadores e poder ser visto mais facilmente pelo público-alvo do seu tipo de negócio. 

O uso de links feitos por um site é uma etapa importante no processo de ranqueamento. 

Afinal, os robôs do Google identificam a presença dessas lincagens e analisam a sua qualidade, para que possam dar prioridade para uma determinada página dentro dos resultados de pesquisa.

Ou seja, aquelas que fazem um Link Building com outros sites relevantes, podem ter efeitos bem mais positivos do que as páginas que não investem nessa ferramenta, ou das que a utilizam sem nenhuma estratégia.

Para ter melhores resultados no SEO, além de investir em uma página responsiva, no tempo de carregamento do conteúdo e na qualidade dos materiais, é indispensável utilizar o Link Building da maneira certa. 

Quer saber mais sobre essa ferramenta e como aplicá-la no seu site para conseguir melhores resultados? Então siga na leitura deste artigo e amplie o seu conhecimento sobre o assunto.  

O que é Link Building?

Certamente, ao entrar em uma página da internet para ler sobre gravação em metal, você já reparou que alguns termos estão ligados a um link, e ficam ativos ao posicionar o cursor do mouse em cima deles. 

Esses elementos clicáveis são o Link Building, que tem como objetivo construir uma rede de links para ajudar no direcionamento do tráfego, assim como para fortalecer a autoridade de um site dentro dos buscadores.

A lincagem de um site pode ser feita de dois modos principais: ligação com páginas internas ou externas. 

Em geral, o Link Building está mais voltado para os links externos de um site com outro, de forma que eles também são conhecidos como backlinks. 

Ao estabelecer uma ponte entre dois endereços da web distintos, é possível que eles adquiram características que são bem avaliadas pelos buscadores, aumentando a sua autoridade. 

Por isso, a página de uma fabricante de chapa de alumínio xadrez deve utilizar lincagens que levem os seus seguidores para outros conteúdos na internet, que agreguem maior valor para a sua leitura, complementando o assunto. 

Durante muito tempo, a principal medida do Google era a quantidade de links entre uma página e outra, que não levava em conta se a lincagem era relevante para os possíveis leitores. 

Mas esses parâmetros mudaram, de modo que o Link Building, para ser eficiente, precisa que os links presentes dentro de um conteúdo:

  • Sejam de sites confiáveis;
  • Possuam boa referências;
  • Sejam populares;
  • Estejam bem posicionados;
  • Entre outros.

Isso porque o algoritmo analisa o texto-âncora (o termo que é utilizado para introduzir um link, que se torna clicável), o conteúdo que está próximo do link e onde ele foi inserido na página, impactando diretamente na indexação de um site no Google. 

Apesar de o Link Building estar mais relacionado a links externos, ele também inclui os internos, que direcionam os leitores do seu site para outras páginas dentro da sua plataforma. 

Sendo assim, a qualidade dos links, internos ou externos, são fundamentais para que a sua página seja bem ranqueada. 

Afinal, esses parâmetros influenciam diretamente na experiência que o visitante terá na sua página, ao ler o seu conteúdo.

Por isso, para fazer um bom Link Building dentro de um site de encadernação artesanal, é preciso selecionar os links que serão inseridos, fazendo com que eles tragam os efeitos desejados em termos de tráfego e do crescimento da autoridade da página. 

As principais estratégias de Link Building

O Link Building pode ser utilizado de diversas maneiras dentro do seu site, de acordo com as principais estratégias presentes nesta ferramenta de marketing digital. 

1 – Link Building e Guest Post

Se você trabalha em uma clínica de emagrecimento e quer promovê-la por meio do Link Building, uma boa estratégia é utilizá-lo para fazer Guest Post.

Essa ação é feita em parceria com outras empresas de segmentos próximos ao seu, já que ela consiste em postar um conteúdo elaborado por você dentro da página do seu parceiro. 

Para que essa estratégia seja eficiente, é importante que você escolha bem o site com o qual quer fazer o Guest Post, para que a informação prestada possa ser de relevância para o público-alvo da outra plataforma. 

É importante que esse tipo de Link Building não tenha um objetivo meramente comercial, afinal, ele pode ser responsável por uma longa parceria entre empresas, o que traz benefícios para todos os envolvidos. 

Na produção de um artigo para Guest Post, você deve escrever sobre um tema de interesse para o público da página, e poderá inserir alguns links que levem para o seu site, ajudando a melhorar o tráfego da sua página. 

A qualidade desse tipo de material é fundamental para uma boa avaliação dos buscadores e, consequentemente, para um ranqueamento mais interessante na página. 

O Guest Post também não precisa ser unilateral, ou seja, se você tem uma loja de materiais para casa e construção e firmou uma parceria com uma fabricante de betoneira 250 litros, é possível estabelecer que cada blog receba um artigo especial do seu parceiro. 

Outra ideia é fazer esse tipo de ação periodicamente, para que as vantagens do Link Building sejam mais duradouras. 

2 – Link Building e Co-Marketing

O Link Building traz mais uma alternativa para a parceria entre duas empresas de segmentos próximos: o Co-Marketing. 

Essa estratégia tem como foco a produção de materiais em conjunto, que pode ser de grande importância para conquistar aumento de tráfego e de autoridade para dois estabelecimentos. 

No geral, eles podem ser feitos com a produção e disponibilização de materiais como e-books e webinars, por exemplo. 

Ao finalizar o conteúdo, ele pode ser publicado no blog das duas empresas, e ser replicado por várias outras páginas que queiram divulgar o material. 

Dessa maneira, há um crescimento orgânico no Co-Marketing, que gera o Link Building por meio dos backlinks, e traz usuários interessados no seu nicho para o site das empresas parceiras. 

3 – Link Building e Infográficos

Os infográficos podem ser utilizados de modo bastante eficiente para o Link Building de uma empresa de moto frete, por exemplo. 

Para que você consiga gerar backlinks, é importante disponibilizar um código “embed” no final do material. 

Depois, você pode enviá-lo por meio de e-mails marketing e newsletters, assim como para quem acompanhar o seu feed. 

Dessa forma, o link será divulgado organicamente, principalmente porque ele leva um conteúdo de qualidade e que gera engajamento do público. 

Se você produziu um infográfico que pode ser interessante para outras empresas parceiras, vale indicar o conteúdo para elas, que poderão disponibilizar o material para os clientes e trazer visitantes para o seu site por meio do link incluído no final do conteúdo. 

Considerações sobre o Link Building

Utilizar o Link Building para potencializar os resultados do SEO da sua página é uma das melhores estratégias do marketing digital. 

Porém, inserir links no seu site e não mantê-los atualizados, pode trazer problemas para o ranqueamento da sua plataforma nos mecanismos de busca. 

Se uma gráfica está produzindo um conteúdo informativo sobre a confecção de panfleto de pizzaria, é importante que todos os links internos e externos sejam verificados, para saber se eles estão ativos na internet. 

Isso porque, quando os robôs do Google analisam o Link Building da sua página, é necessário que não haja nenhum link quebrado no seu conteúdo, correndo o risco de ele ser avaliado negativamente por causa disso. 

Se você encontrar esse tipo de problema, é indispensável realizar a troca da lincagem, ou removê-la, para que a sua página não seja prejudicada. 

Outro ponto interessante do Link Building é fato de ele ajudar uma página que não tinha um número interessante de visualizações a conseguir aumento de tráfego de modo simples e eficaz. 

Caso uma das páginas do seu site tenha melhor desempenho do que as outras, você pode inserir links internos que levem os leitores para esses outros conteúdos, ajudando a melhorar a avaliação feita pelo Google. 

O Link Building é uma estratégia de grande valor para o marketing digital. Por isso, se você quer potencializar o resultado da sua empresa com a ajuda desta ferramenta, insira-a dentro dos seu site o quanto antes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.