Qual é o Processo Para Instalar um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas?

A instalação de um SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – também conhecido por muitas pessoas apenas como para-raios) é de extrema importância para edifícios e estruturas.

E claro, é necessário que seja realizado por profissionais tecnicamente qualificados e de acordo com as normas vigentes. Sendo assim, a instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas é um processo que envolve basicamente 3 etapas:

Etapa 1 – Avaliação de riscos

 

Uma avaliação de riscos consiste em analisar uma variedade de fatores que envolvem o edifício, incluindo o valor da propriedade dentro da estrutura, o número de pessoas e com que frequência elas estão nela, sistemas elétricos, sensibilidade do equipamento, proximidade a objetos inflamáveis ​​(florestas, mato, etc.) e muito mais.

Um depósito que armazena tubos de metal, por exemplo, simplesmente não precisa do mesmo nível de proteção que uma instalação cheia de equipamentos de testes técnicos precisa.

Sendo assim, a avaliação de riscos fornecerá um nível de proteção recomendado de I a IV especificamente para o edifício, sendo o nível I o mais rigoroso e o mais caro de instalar.

Dessa forma, a avaliação indicará os tipos de dispositivos de proteção contra surtos necessários especificamente para a estrutura. Além disso, nos dirá se serão necessários estudos mais avançados, como estudos sobre espectro de frequência e domínio de tempo.

Etapa 2 – Projeto do Sistema de Proteção contra Raios

 

Depois que a avaliação de risco indicar qual nível de proteção será necessário para o edifício, o design físico poderá começar. O número de antenas e condutores descendentes pode então ser determinado e os desenhos de construção são emitidos. Ou seja, nessa etapa todo o projeto de SPDA passará a ser desenvolvido, desde a elaboração do laudo de para-raio, até a construção do dispositivo em si.

Etapa 3 – Construção

 

Uma vez concluído o projeto do Sistema de Proteção contra Raios, a construção física do dispositivo poderá começar!

A necessidade de avaliações imparciais do SPDA

 

A maioria das empresas responsáveis pela instalação do SPDA geralmente lidam com as três fases acima. Porém, o problema para muitas pessoas que precisam do dispositivo em questão é que há empresas financeiramente motivadas a vender o maior nível de proteção possível, o que pode ser muito caro.

É por isso que os clientes devem solicitar que realizem um projeto independente de avaliação de riscos e sistema de proteção contra raios.

Dessa forma, o cliente poderá contratar uma empresa de proteção contra raios para projetar e instalar um Sistema de Proteção contra Raios, sem medo de ser enganado ao longo do caminho.

Se você precisa apenas de proteção de nível III, por que pagar para instalar um SPDA nível I?

Quem faz o que?

 

No que diz respeito ao design e construção do sistema, é comum permitir que a empresa de proteção projete e instale seu sistema, uma vez que coloca a responsabilidade em uma única entidade.

Já algumas empresas que realizam proteção contra raios apenas projetam e vendem materiais – elas não instalam o sistema. Portanto, você pode ter empresas separadas envolvidas no sistema final de proteção contra raios. Cabe realmente ao cliente como ele deseja lidar com seu projeto.