Como ganhar dinheiro na faculdade: 5 formas de conseguir renda estudando

Agora que você conquistou a tão sonhada aprovação, é hora de dar o primeiro passo no mundo acadêmico e no mercado de trabalho. Para isso, a melhor forma para conciliar a teoria da sala de aula e ter os primeiros contatos com a prática do dia a dia da profissão é vivenciando a própria rotina profissional. 

A melhor forma adquirir experiências e ainda ganhar dinheiro na faculdade é através de bolsas de estudo, estágios, trabalhos de meio período ou até mesmo trabalhando de casa. Para te auxiliar nesse processo, neste post vamos compartilhar cinco formas de como ganhar dinheiro na faculdade. Confira! 

Dica 1: Faça um estágio

Realizar um estágio remunerado é uma das melhores opções de como ganhar dinheiro na faculdade. Apesar dos valores oferecidos não serem muito altos, trata-se de uma grande oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, tanto para ganhar experiência, quanto para estabelecer contatos profissionais.

Para quem está recém iniciando a faculdade, ainda nos primeiros semestres, pode ser um pouco mais difícil de conseguir um estágio remunerado, mas jamais impossível. Procure os centros de coordenação do seu curso e se informe sobre as oportunidades de estágios, demonstre o seu interesse para os professores e procure o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) da sua cidade.

Dica 2: Conquiste uma bolsa de estudo

As bolsas de estudo, principalmente as bolsas de iniciação científica, são uma oportunidade para quem busca alternativas de  como ganhar dinheiro na faculdade. Algumas instituições de ensino ofertam as bolsas como um incentivo para os seus estudantes. Há também diversas empresas que oferecem bolsas para os seus estagiários, jovens aprendizes e colaboradores.

Por outro lado, para quem pretende concluir a graduação e seguir na carreira acadêmica, cursando mestrado, doutorado e pós-doutorado, por exemplo, as bolsas de iniciação científica são a escolha certa. Há diversos programas, como as bolsas de iniciação científica oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que foram criadas justamente para incentivar os estudantes a terem um primeiro contato no ambiente de pesquisa científica enquanto estão na graduação.

Dica 3: Seja monitor da faculdade

Se você já passou dos primeiros semestres, uma boa oportunidade de como ganhar dinheiro na faculdade é trabalhando como monitor de alguma disciplina do seu curso ou de algum departamento administrativo ou, ainda, como monitor de laboratórios. 

Normalmente, as instituições de ensino selecionam os seus acadêmicos para serem monitores e, em contrapartida, oferecem descontos nas mensalidades ou até mesmo bolsas de estudos que podem chegar no valor de um salário mínimo.

Como essas oportunidades de monitoria são oferecidas pela faculdade, elas se adequam bem aos horários das aulas e, sem dúvidas, são uma experiência valiosa para o futuro profissional dos acadêmicos. 

Dica 4: Pegue trabalhos temporários ou aos finais de semana

Outra dica de como ganhar dinheiro na faculdade é arrumando um trabalho temporário ou de final de semana, os também conhecidos “bicos” ou “serviços extras”. Procure na internet, nos sites de redes sociais, nos jornais e comente com os seus amigos sobre a sua vontade de fazer uma grana extra. O ideal é preparar um bom currículo destacando as suas habilidades para encaminhar para as empresas que você gostaria de trabalhar, deixando claro a sua disponibilidade para atuar em determinados períodos e nos finais de semana.

Dica 5: Trabalhe meio período ou como freelancer

Para encerrar a nossas dicas, uma boa opção de como ganhar dinheiro na faculdade é trabalhando como freelancer ou como “freela”, que é o termo mais conhecido para quem é profissional liberal e presta serviços de forma autônoma para empresas ou pessoas, por determinados períodos de tempo ou por trabalho específico.

Essa modalidade de trabalho tem ganho cada vez mais adeptos, pois proporciona uma maior flexibilidade e autonomia, podendo também, em alguns casos, até pagar mais do que um emprego formal. 

No entanto, se por um lado o profissional pode fazer o seu próprio horário e trabalhar de onde e como bem entender, deve ter consciência que a sua produção vai variar conforme a sua disponibilidade e dedicação. Já por outro lado, alguns trabalhos podem ser curtos, o que faz com que o profissional não tenha uma estabilidade financeira e, portanto, se faz necessário sempre buscar novos clientes e ter um planejamento financeiro organizado.

Saiba que para entrar nesse mercado não precisa ter a graduação concluída, porém o ideal é que você crie um portfólio com algumas amostras do seu trabalho para que você consiga divulgá-lo e para os seus possíveis cliente possam conhecer o seu modelo de trabalho e estilo de produção.

Então, o que achou do nosso post com dicas de como ganhar dinheiro na faculdade? Há diversas opções para te ajudar a ganhar uma graninha extra e sem interferir nos seus estudos. Qual outra forma você conhece e que ficou de fora da nossa lista? Compartilha com a gente a sua experiência.