Como simular empréstimo FGTS Saque Aniversário

A situação financeira apertou e você não sabe mais a quem recorrer para quitar suas dívidas? Calma, nem tudo está perdido. Já ouviu de como simular empréstimo FGTS saque aniversário? Se você trabalha de carteira assinada, pode recorrer a esta opção para sair do aperto e quitar suas dívidas.

Como funciona o Saque Aniversário?

O empregador tem a obrigação mensal com o salário do funcionário e também de pagar um valor ao FGTS, que mais tarde poderá ser revertido ao cidadão, em situações específicas, como doenças graves que o impeçam de trabalhar, licença-maternidade e demissão sem justa causa. 

Quando o trabalhador é demitido, e não é por justa causa, ele tem direito a resgatar o valor arrecadado no FGTS e a multa rescisória. Este dinheiro é muito bem-vindo e costuma ser empregado com muita cautela pelo trabalhador. É um valor que é direito do cidadão, mas que só está disponível no momento da demissão. 

Para viabilizar a utilização do valor do FGTS de forma contínua, ano a ano, foi criado em 2019, por meio da Medida Provisória nº 889, o Saque Aniversário. Com ele, o contribuinte pode sacar anualmente, no mês do seu aniversário, parte do saldo do Fundo de Garantia.

Se a situação financeira melhorar e o cidadão quiser voltar ao saque-rescisão, para receber o valor total em um momento futuro, é possível fazer a mudança, basta esperar dois anos e um mês sem receber, para voltar a ter acesso ao saldo total, no momento da demissão.

A crise econômica vivida no Brasil nos últimos anos incentivou muitos trabalhadores a optarem pelo Saque Aniversário. Em dezembro de 2021, quase 18 milhões de brasileiros já tinham optado, o que representa 60% dos cidadãos que possuem saldo no FGTS.

Como funciona o Saque Aniversário

Para ter acesso ao Saque Aniversário, o contribuinte precisa optar pela modalidade. A solicitação pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, no Internet Banking da Caixa, nas agências da Caixa, ou no site do FGTS, neste último caso, é necessário possuir o certificado digital ICP-Brasil (e-CPF). 

O valor a ser retirado anualmente é estipulado pelo sistema e não é possível sacar uma quantia diferente. No momento da adesão, o trabalhador tem acesso a uma tabela, com as faixas de saldo, os respectivos percentuais para saque e uma parcela adicional fixa, que representa o total a ser sacado. Os percentuais possíveis de saque anual variam de 5% a 50% do total.

Como simular o empréstimo FGTS Saque Aniversário?

As dívidas estão se acumulando e o Saque Aniversário não resolve a pendência? É possível fazer um empréstimo, para ter até 5 parcelas de uma vez. Para simular empréstimo FGTS saque aniversário não tem dificuldade. Em primeiro lugar, o trabalhador precisa já estar cadastrado no Saque Aniversário, caso ele não seja optante da modalidade, precisa fazer a solicitação, conforme já explicado anteriormente. 

O cidadão deve autorizar que o banco onde ele deseja fazer o empréstimo tenha acesso ao seu saldo, esta autorização é feita no aplicativo do FGTS. Logo depois, a simulação do empréstimo FGTS pode ser feita por meio do aplicativo do banco escolhido para pedir o empréstimo, acessando a aba empréstimo do Internet Banking. 

Caso o trabalhador tenha dúvidas, ou não encontre a opção no autoatendimento, é aconselhável ir pessoalmente à agência. Se o cidadão for correntista de mais de um banco que oferece esta opção de empréstimo, é importante simular em mais de uma instituição as condições, para optar pela mais vantajosa.

Qual o valor do empréstimo do FGTS Saque Aniversário?

O valor do empréstimo vai depender de muitas variáveis, inclusive de qual é a instituição financeira que está sendo contratada. A princípio, é preciso consultar o saldo do trabalhador, para saber se pode ou não solicitar o empréstimo. É possível, em alguns bancos, antecipar até 5 parcelas do saldo do FGTS.

Qual melhor banco para antecipação do Saque Aniversário?

Atualmente, pelo menos sete bancos oferecem a opção de antecipação do Saque Aniversário, são eles: Caixa, Banco do Brasil, Santander, Pan, Safra, BMG e Mercantil. Cada um conta com regras, limite de antecipação, valor mínimo de saque e taxas de juros diferentes. 

O Banco do Brasil é a instituição que oferece a menor taxa de juros, 0,99%, com o limite de antecipação de 3 parcelas e R$ 1.000 de valor mínimo de saque. A Caixa tem a segunda menor taxa de juros, 1,49%, o limite de antecipação de 3 parcelas também, mas o valor mínimo de saque é a metade do estipulado pelo Banco do Brasil, por isso mais viável para quem não tem muito dinheiro no saldo do FGTS.

Os demais bancos seguem em um perfil semelhante, com destaque para o BMG e Pan, que permitem antecipar até 5 parcelas. No geral, as taxas do empréstimo do Saque Aniversário são menores do que aquelas cobradas pelo crédito pessoal,  que variam de 1,79% a 8,88%.

Quem fez empréstimo Saque Aniversário pode sacar a multa rescisória?

Sem muitas delongas, a resposta é sim. Uma coisa independe da outra. O trabalhador que optar pelo Saque Aniversário, se mantém no direito de sacar a multa rescisória no momento da demissão, caso seja demitido por iniciativa do empregador, sem justa causa. 

Quando o trabalhador optante pelo Saque Aniversário é demitido, pode sacar sua multa rescisória de uma vez e continuará recebendo em parcelas anuais o valor que tem de saldo no FGTS.

Antes de tomar qualquer decisão, é importante observar as condições que os bancos oferecem e analisar todas as outras possibilidades. O FGTS é um direito do trabalhador, que deve usá-lo com parcimônia, para que não fique sem opção em um momento de dificuldade. Esse é o seu caso? Precisa de ajuda? Vem com a gente!