Quem tem direito ao PIS e como dar entrada

Não há quem recuse dinheiro em tempos difíceis como os de hoje. Quando adquirido, de forma legal, valores extras muitas vezes tiram famílias do sufoco. E, este é o caso do abono salarial. Saiba agora se você tem direito ao PIS?

Acabamos de entrar no meado do ano e já tem trabalhadores pensando o que irão fazem com o 13º salário, esquecendo-se de olhar a tabela de PIS 2018 que pode ser atualizada a qualquer momento.

Quem sabe, quando houver a liberação do saque, o fôlego que você precisa pode chegar antes mesmo do Natal. Por isso, se você tem direito ao PIS é importante estar atento as informações.

direito ao PIS

O que é PIS? E quem tem direito a ele?

PIS ou Programa de Integração Social é um benefício estipulado pelo Governo Federal que visa oferecer um bônus financeiro para os trabalhadores contribuintes da Previdência Social.

Os valores são diversos e correspondem ao tempo de serviço de cada indivíduo desde o seu primeiro registro na carteira de trabalho e pode atingir a faixa de até um salário mínimo.

Tem direito ao PIS trabalhadores cadastrados há no mínimo cinco anos no programa. Então, basicamente, quanto mais tempo de trabalho, mais dinheiro no bolso.

É importante lembrar que, para recebê-lo é necessário ter trabalhado por pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano vigente.

Destina-se a Caixa Econômica Federal a responsabilidade de divulgar a tabela de saque do PIS 2018. Afinal, esse é o banco que realiza as distribuições de valores.

Como dar entrada no PIS?

Para receber o valor os trabalhadores que tem direito ao PIS precisam destinar-se a uma agência do banco da Caixa Econômica Federal ou mesmo a uma lotérica.

Serão necessários documentos originais de identificação e especialmente o Cartão do Cidadão, sem ele não será possível realizar o saque que pode ser realizado no caixa eletrônico.

Também é importante não esquecer-se do número do seu PIS. Dessa forma será possível realizar o saque sem transtornos ou imprevistos.

Caso você não saiba o número do seu PIS, poderá fazer uma consulta rápida pela internet para saber o número do seu Pis através do seu CPF.

Para que tudo ocorra de forma organizada, de modo que evite filas e aglomerações que podem levar a tumultos o banco distribuidor (Caixa Econômica Federal) sempre estabelece um calendário de saques.


Considerações finais

É importante sempre conferir a atualização da tabela do PIS do ano corrente e estar vigilante para não perder o prazo de saque.

Para facilitar, saiba que o calendário de recebimento daqueles que tem direito ao PIS são previstos pela data de aniversário do mesmo. Logo, nascidos de janeiro receberão de forma igualitária, seguidos pelos nascidos em fevereiro em sequência e assim por diante.

Como dito no início do texto esse benefício é a chance que muitas famílias têm de “tirar a corda do pescoço” ou mesmo investir em projetos antes engavetados.

O trabalhador tem direito ao PIS pela contribuição que realiza mensalmente a Previdência Social. Portanto, mesmo que não tenha planos para ele no momento, saque! É direito adquirido seu!

No mais, caso tenha restado ainda alguma dúvida, você pode esclarecê-las entrando em contato diretamente com a Caixa Econômica para obter mais informações.