7 Benefícios do Cupuaçu

Hoje em dia a população em geral tem buscado por alimentos cada vez mais saudáveis, de forma a melhorar a qualidade de vida. E uma fruta que tem ganhado grande expressividade é o cupuaçu, uma das mais populares no Amazonas. A fruta é nativa da região e começou a ser cultivada por comunidades indígenas como fonte de alimento. Hoje, a fruta conquistou o paladar de muitas pessoas e a fruta já é utilizada em sucos, obtenção de licores, preparação de sorvetes e cremes, além de serem empregados para dar sabor a bolos, pudins, bombons e balas.

Como usar o cupuaçu?

A árvore do cupuaçu é da mesma família do cacau. É uma árvore de médio porte e com folhas longas. As flores chamam a atenção, pois são grandes e coloração vermelha intensa. Mas, o que mais chama a atenção são os frutos: grandes e redondos, apresentando casca dura e lisa, e coloração marrom escuro. Ao redor das sementes encontra-se uma polpa branca, que é processada, congelada e comercializada. As sementes também podem ser aproveitadas como fonte de gordura, enquanto da casca vem diversos itens de artesanato.

Mas, já que o cupuaçu é da família do cacau, será que é possível obter chocolate a parir dessa fruta? E a resposta é sim. O chocolate de cupuaçu, conhecido internacionalmente como cupu late, ainda traz uma grande vantagem: é fonte de teobromina, uma substância química mais saudável do que a tão famosa cafeína, presente em diversos alimentos, tais como o café e energéticos.

Uma alternativa que vem sendo empregada para minimizar a perda de frutas na região amazônica tem sido a criação de farinha de cupuaçu. A transformação da polpa em farinha mantém o valor nutricional e características como sabor e o cheiro. Além de ocupar menos espaço do que a polpa ou os frutos, a farinha é de fácil conservação, devendo apenas ser armazenada em frasco hermeticamente fechado.

O cupuaçu contribui com a dieta saudável e nutritiva, além de ser energética. A fruta é riquíssima em diversos sais minerais e fonte de importantes vitaminas.

Benefícios do consumo de cupuaçu

– Auxilia na queima da gordura corporal

– Rico em fibras e vitaminas que melhoram o processo de digestão e funcionamento do intestino

– É rico em vitamina C, melhorando o aspecto da pele

– É recomendado seu consumo como pré-treino, pois é fonte energética

– Previne o envelhecimento precoce, uma vez que possui antioxidantes, combatendo radicais livres e prevenindo inclusive diversos tipos de câncer

– Contribui para a melhoria do humor e da memória, além de reduzir o índice de colesterol

– Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e fortalece o sistema imunológico

Festa do Cupuaçu

A fruta cupuaçu é tão importante no Amazonas que há inclusive um evento em sua homenagem. A Festa do Cupuaçu é típica na cidade de Presidente Figueiredo, e normalmente é realizada no final de abril e/ou início de maio, pois é o período correspondente ao término da safra. A cidade recebe mais de 300 mil turistas que vão assistir às atividades culturais bem como conhecer o processo de produção do cupuaçu.

Em 2018, o evento foi realizado entre os dias 27 e 30 de abril, e contou com a participação de nomes famosos da música brasileira: Luan Santana, Zeca Pagodinho, Roberta Miranda, Alceu Valença e a dupla sertaneja Matheus & Kauan.

Paralelamente à Festa do Cupuaçu, a organização do evento aproveita o grande número de turistas para fortalecer a imagem do agronegócio, apresentando novidades do setor agrícola durante a Feira de Agronegócios. É uma oportunidade para que aqueles moradores que fazem artesanatos e/ou fazem produtos derivados da fruta possam montar estandes e comercializá-los. Essa atitude movimenta a economia da região e ainda atrai investidores.

Leia também: Xilitol – Saiba como o xilitol ajuda a emagrecer