Taxa de câmbio: O que você precisa saber

Viajar e conhecer países mundo afora é o sonho de todos. Entretanto, para que possa fazer isso da forma mais tranquila possível, é necessário ter alguns conhecimentos sobre o país que pretende visitar.

Desse modo, um assunto importante de saber é a taxa de câmbio, que controla os preços de cada moeda em relação umas com as outras. No caso do Brasil, as moedas mais importantes de serem analisadas são o dólar e o euro, moedas predominantes em grande parte da América e da Europa.

Confira algumas informações sobre taxa de câmbio que vão deixar sua viagem mais tranquila.

Crise econômica afeta taxa de câmbio

Tendo em vista que o valor de uma moeda em comparação a outra depende de diversos fatores, um deles é a situação econômica dos países. De um modo geral, quando um país está em recessão, as demais moedas tendem a aumentar sua cotação.

Além disso, outro fator importante é a política de taxa de câmbio no país. Geralmente são três modelos utilizados: câmbio fixo, câmbio flutuante, e câmbio não flutuante.

Portanto, as principais economias mundiais utilizam esses modelos para a taxa de câmbio. Atualmente o Brasil aplica o câmbio flutuante, que é quando a situação do mercado internacional interfere no valor do câmbio no Brasil.

Taxa de câmbio na compra e venda

Além de interferir na viagem para outros países, a taxa de câmbio também é importante para definir parâmetros de compra e venda de produtos e equipamentos.

Na indústria, é bastante comum se utilizar do mercado externo para adquirir equipamentos e máquinas por um valor mais em conta. Entretanto, em casos onde a moeda estrangeira está mais alta do que o normal, a compra também sofre variações no preço, podendo ser menos interessante.

Por outro lado, para fabricantes que vendem os seus produtos para fora do Brasil, é interessante que outras moedas estejam mais valorizadas na taxa de câmbio Isso porque, sendo pago em dólar, o produto pode ser vendido por um preço ainda maior.